Peixes de estimação: como manter seu peixinho saudável

Algumas lembranças da infância nunca morrem…

Lembro-me muito bem de quando meu pai e eu fomos a uma dessas lojas de animais e saímos com algumas bolsas plásticas cheias d’água e de peixes. Montar o aquário pela primeira vez foi uma experiência muito especial para aquela menina de seus seis, sete anos que eu era… Uma alegria só!

 Já peixes…

Contudo, com o passar das semanas, as manhãs traziam surpresas tristonhas, quando eu encontrava um daqueles frágeis peixes boiando de barriga para cima na superfície da água. Como a responsabilidade de cuidar deles era minha, nem sempre as coisas saíam como deveriam!

Cuidar de peixes é relativamente fácil. Alguns cuidados podem garantir que o peixinho viva por mais tempo. Veja a seguir:

Providencie espaço suficiente

Você deve calcular 20 litros de água para cada peixe dourado, portanto use um tanque em vez do tradicional aquário redondo.

Mantenha a água limpa

Os peixes dourados nadam em seus próprios dejetos, e a água poluída pode deixá-los doentes. Até traços de amônia da urina podem ser mortais para eles.

- Use uma rede pequena para recolher dejetos ou restos de comida.

- A cada duas semanas, troque um terço da água por água tratada, na mesma temperatura da que está no tanque.

- Compre um sifão para aspirar a sujeira que fica no fundo. Todos os equipamentos usados dentro do aquário devem estar limpos.

- Adicione plantas ao aquário. Plantas vivas oxigenam a água, enquanto as de plástico atraem algas, uma fonte de alimento adicional para os peixes. Elas também tornam o ambiente mais interessante.

Alimente-os bem

Compre ração especial para peixinhos dourados em lojas de animais ou supermercados.

- Não os alimente demais; a comida que sobrar vai apodrecer na água.

- Se você tiver que se ausentar por mais de dois dias, peça a alguém que alimente os peixes.

E você? Já teve um aquário? Conte sua experiência pra gente!

R.M.

 

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.