Perca o medo de acampar!

camping1Muitos mochileiros gostam de acampar durante as suas viagens. Além de ser um tipo mais econômico de hospedagem, o acampamento permite um contato maior com a natureza. Para algumas pessoas, no entanto, a palavra “acampamento” é motivo para franzir a testa e pensar “CILADA!” Seja por conta de uma alergia à picada de insetos, por medo de todos os tipos de bicho (sapo, cobra, jaguatirica, elefante…), por medo do escuro,  de entrar água na barraca, de ficar perdido para sempre no meio do mato… É claro que muitas dessas coisas não irão acontecer, a não ser que a pessoa não esteja preparada.

Hospedar-se em um camping bem estruturado pode ser uma ótima oportunidade para desfrutar de momentos inesquecíveis ao lado da família ou dos amigos. Porém, para que tudo dê certo e para não passar por maus momentos, alguns cuidados básicos são essenciais. E não se esqueça de fazer uma lista de tudo o que vai precisar para a viagem.

Escolha do camping – Para sua primeira experiência em acampamentos, o ideal é escolher um camping com uma estrutura básica e de preferência que não fique em local completamente isolado, para que você não tenha problemas caso esqueça alguma coisa realmente importante ou tiver qualquer problema inesperado. Avalie também se você quer cozinhar, se o camping tem cozinha ou restaurante próximo. Acampar não é necessariamente ficar no ócio (mas pode ser, se você quiser!),  por isso busque um camping que tenha opções de lazer que você curta!

Previsão do tempo – Quando você vai acampar pela primeira vez o ideal é que você não precise encarar chuvas, ventos ou temporais. Claro, alguma hora vai acontecer de você acampar com chuva, é inevitável. E se você tiver uma barraca adequada para acampar na chuva você vai experimentar as coisas boas e ruins de acampar com chuva. Mas um conselho realmente válido é: evite chuva na sua primeira experiência especialmente se sua barraca não for boa. Olhe a previsão do tempo e se planeje para viver a primeira acampada com um tempo bom!

Montagem da barraca – Uma dica super importante é você montar sua barraca em casa, antes de levar ela para o acampamento. Assim você já vai se familiarizando com o equipamento e aproveita para conferir se tudo está certo.

Papel higiênico – Se você ainda não costuma acampar talvez não saiba que a maioria dos campings não disponibiliza papel higiênico! Isso mesmo, cada campista precisa levar seu próprio papel. Pode parecer constrangedor, mas é normal. Vale comentar que em um acampamento o papel higiênico pode ser útil em vários momentos como para para limpar ou secar coisas na barraca.

Extensão elétrica – Se você vai acampar em um local que ainda não conhece e dependerá de energia elétrica para algum equipamento na barraca é bom se organizar. A maioria dos campings disponibiliza tomadas para os campistas, mas elas nem sempre estarão perto do local onde você quer ou pode colocar sua barraca. Então, se  realmente precisar de tomadas, leve uma extensão de alguns (vários) metros. Leve também um benjamin (tê) para colocar na tomada se ela já estiver em uso por outra pessoa.

Canivete – Não precisa ser suíço, mas  quanto mais funcionalidades, melhor! Na hora de abrir uma garrafa, o abridor quebra o galho! Entrou um espinho, a pinça quebra o galho! Precisa cortar alguma coisa, a tesourinha quebra o galho! Comprou vinho mas esqueceu  o saca-rolha… até nisso ele quebra o galho!

Papel-alumínio – Para um pouco mais de conforto no acampamento, leve um rolo de papel-alumínio da cozinha quando viajar. Aqui temos três boas maneiras de usá -lo:

  • Embrulhe os fósforos no papel-alumínio para protegê -los da umidade.
  • Ponha papel-alumínio sob o saco de dormer para evitar umidade.
  • Amasse um pouco de papel-alumínio formando uma bola e use como se fosse uma esponja de limpeza. O alumínio é ótimo  para raspar a sujeira de uma churrasqueira e eliminar resíduos escuros das panelas utilizadas para cozinhar na fogueira.

Isqueiro – Outro item importante de entrar para sua lista de acampamentos. Se você estiver em uma cidade ou centro urbano se você esquecer esse item é só ir no mercado mais próximo e comprar, mas se  for acampar em um local mais afastado, não ter um isqueiro pode ser um problema na hora de cozinhar. Por mais que você tenha um fogareiro com acendedor automático, se ele falhar você ficará na mão.

Lanterna –  A lanterna será útil sempre que começar a escurecer. Nem todos campings possuem iluminação na área de barracas, ou nem sempre sua barraca vai estar ao lado dela. Se puder, opte por uma que possa ser usada na cabeça. Isso torna as coisas mais práticas. Se possível leve até duas, uma de cabeça e uma de mão (para ficar sempre em um bolso da barraca de fácil acesso).

Isolante térmico – Uma coisa muito importante e que muitos iniciantes não sabem é que mesmo no verão a temperatura pode cair durante a noite, especialmente a temperatura do solo. Se você prefere um pouco de conforto, em vez do isolante você pode optar por um colchão inflável.

  • Dica extra: Leve 2 metros de plástico bolha e coloque sob o saco de dormir antes de entrar nele. As bolsas  de ar não apenas são macias, como também protegem o saco de dormir da umidade.

camping2Fio dental – Muito útil para diversas finalidades quando você está acampando, incluindo:

  • Pendurar objetos  O fio dental é tão resistente que você pode usá -lo para pendurar uma pequena lanterna, um espelho de barbear e outros artigos do gênero.
  • Consertar lonas  O fio dental é fino o suficiente para passar através do buraco de uma agulha, ainda assim forte o bastante para sustentar lonas, o que o torna ideal para remendar barracas e mochilas.
  • Cortar e fatiar alimentos  Estique bem firme, com as duas mãos, um pedaço de fio dental e fatie queijo, bolo e outros alimentos moles.

Repelente – É um item indispensável em qualquer acampamento (exceto em alguns locais no inverno).

Kit de primeiros socorros – Outro item essencial para levar sempre, mas é importante que o viajante conheça cada utensílio que tem dentro dele e saber como e quando usar em um momento de emergência. 

Sacos plásticos – Sacos plásticos sempre são úteis para mil funcionalidades: para guardar seu lixo, para organizar suas roupas na mochila, para ensacar suas coisas e evitar que molhem, para separar roupas sujas. Antes de separa-los, certifique-se de que não estão furados e se puder pegue aqueles que são um pouco mais resistentes e que não rasgam tão facilmente.

 

 

“Rata” de livraria, jornalista (escritora um dia, quem sabe?) e catálogo de música ambulante. Adora sorvete, cachorros e viajar. Mais do que isso, adora conhecer pessoas e suas histórias e fazer amigos.