Pronto para uma caminhada enérgica?

Caminhada-energica-1Exercícios são fundamentais para a saúde e o bem-estar. E se você anda deixando a preguiça tomar conta, está na hora de apertar o passo! A minha sugestão para tornar sua vida mais ativa é fazer uma caminhada enérgica, que é um pouco mais rápida do que uma caminhada comum e um pouco mais lenta que uma corrida.

A vantagem da caminhada enérgica é que ela oferece melhores resultados de condicionamento físico do que uma caminhada a passos lentos. E isso sem perder a simplicidade da boa caminhada: basta, por exemplo, descer do ônibus alguns pontos antes da sua casa e apertar o passo para concluir o percurso à pé.

No entanto, vale a pena seguir algumas dicas para evitar lesões e obter melhores resultados:

* Use bons tênis de corrida, não de caminhada. Use também meias esportivas para evitar a formação de bolhas.

* Comece devagar, a fim de aquecer os músculos. Um começo brusco em qualquer exercício aeróbico leva ao risco de uma distensão muscular ou outras lesões.Caminhada-energica-2

* Não carregue pesos e, claro, não coloque pesos nos tornozelos. Isso atrapalhará sua marcha natural e provocará pressão indevida sobre os seus ligamentos, tendões e suas articulações.

* Respire normalmente. Se perder o fôlego, reduza o ritmo ou descanse. Você deve ser capaz de manter uma conversa enquanto pratica uma caminhada enérgica.

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!