Qual raça de cachorro é ideal para você?

Há muitos anos que venho pensando em me presentear com a companhia de um cachorro. A questão é: qual raça de cachorro é ideal para mim? Existem várias, todas incríveis e lindas, e não sei qual se adaptaria melhor ao meu estilo de vida. A decisão de ter um bichinho em casa deve ser tomada com muito cuidado, não só pelas mudanças que teremos de fazer em nossa rotina, mas também pensando em como proporcionar qualidade de vida para o animal. Por isso, dei uma pesquisada sobre várias raças e encontrei o seguinte:

Para quem (como eu) mora em apartamento, o ideal são as raças de pequeno porte. Entre elas, destacam-se:

Buldogue Francês – o cachorrinho da moda é bastante ativo e confiável. Depois que se apega ao dono, torna-se um companheiro para todos os momentos e não desgruda dele! Adora passear e precisa disso para gastar energia (o que ele tem de sobra). Cuidado apenas com o calor excessivo, coisa que o Francês não tolera muito bem.

Shih Tzu – é muito extrovertido e brincalhão. Se necessário, pode se tornar um ótimo cão de guarda também. Ele se adapta fácil a rotina do dono, mas precisa passear ao menos uma vez por dia. O dono também precisa tirar um tempinho para pentear e desembaraçar o pelo longo, típico desta raça.

Jack Russel Terrier – é um cãozinho muito inteligente e por isso se interessa por qualquer brincadeira proposta pelo dono. Sempre alerta, o Jack Russel é corajoso e curioso e, por isso, pode acabar arrumando confusão com outros cachorros se o dono não tiver pulso firme.

Yorkshire – o campeão entre as escolhas femininas, é uma das raças mais criadas no Brasil. É um cachorro alegre e afetuoso, extremamente apegado ao dono. Por isso, não é recomendado que passe o dia sozinho na casa. É um pouquinho teimoso, mas adora agradar o dono.

Para quem mora sozinho, raças ideais são:

Collie – é um cachorro muito bem comportado por natureza. Apesar de ser ligeiramente grande, adapta-se muito bem à vida solitária em apartamento, sem bagunçar, latir ou chorar. Mas atenção, quando você chegar em casa é bom ter energia para dar um bom passeio com ele e brincar por algum tempo.

Golden Retriever  - tem um senso de lealdade e obediência extremamente desenvolvido, sendo considerado o melhor cão de companhia do mundo. Consegue passar horas do dia entretido com um objeto e não é muito de latir. Uma característica incomum dessa raça é ter muita paciência com crianças.

Falando nos pequenos, raças muito boas para quem tem crianças em casa são:

Labrador – é uma raça de cães muito dóceis e estáveis. É muitíssimo confiável em relação a crianças, podendo servir de brinquedo e distração para elas por horas e horas. O cachorro também se diverte com a companhia, já que é muito brincalhão e agitado.

Fox Paulistinha – cão altamente adestrável, é super inteligente e gentil com os donos e as crianças. É capaz de aprender diversos truques e, com isso, torna-se uma diversão e tanto.

Beagle – adoram brincar. São cachorrinhos bastante ativos e simpáticos, que não ligam para os puxões de orelha brincalhões das crianças. É de natureza muito afetiva e não costuma ser insubordinado ao dono.

Torço para que essas dicas tenham ajudado você a escolher um companheiro ideal. Já eu continuo em dúvida entre… bem, entre quase todos! :)

Você tem um cachorrinho (ou cachorrão!) em casa? Que tal contar pra gente sua experiência de adaptação com a raça escolhida?

 

“Rata” de livraria, jornalista (escritora um dia, quem sabe?) e catálogo de música ambulante. Adora sorvete, cachorros e viajar. Mais do que isso, adora conhecer pessoas e suas histórias e fazer amigos.