Quem quer pão?

No friozinho do inverno, nada melhor do que preparar um pão quentinho em casa! Separaramos três receitas simples, fáceis de preparar e para todos os gostos! Prepare uma deliciosa sopa para acompanhar (os pães são TÃO gostosos que a sopa vai ficar em segundo plano, pode apostar!)

pao basicoPão básico

Esta é a receita versátil de um ótimo pão básico. Com ela você pode preparar pães variados, usando tipos diferentes de farinha ou acrescentando ervas, nozes, queijo, azeitonas, sementes, frutas secas, ou ainda modelando a massa em pãezinhos. Nem é preciso ter fôrma para pão, pois ele pode ser assado num tabuleiro.

Para 1 pão redondo grande (rende cerca de 12 fatias)

  • 340 g de farinha de trigo branca para pão
  • 340 g de farinha de trigo integral para pão, de preferência de moinho de pedra, mais um pouco para polvilhar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo, cerca de 7 g
  • 450 ml de água morna

Tempo de preparo: 25 minutos, mais cerca de 2 horas para o crescimento. Tempo de cozimento: 35 minutos

  1. Numa tigela grande, peneire as farinhas de trigo branca e integral e o sal, incluindo o farelo que restar na peneira. Acrescente o fermento seco e faça um buraco no centro da farinha para despejar ali a água morna. Com as mãos, incorpore aos poucos a farinha à água.
  2. Modele a massa, formando uma bola que seja firme ao toque e que se desprenda dos lados da tigela. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha ou um pouco mais de água.
  3. Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Ponha a massa numa tigela grande, levemente untada, e cubra-a com filme plástico. Deixe fermentar num local aquecido por cerca de 1 hora ou até ter dobrado de volume.
  4. Devolva a massa crescida à superfície de trabalho e insira o punho fechado, como se desse um soco nela. Amasse-a delicadamente, formando uma bola bem-feita e coloque-a num tabuleiro grande, untado. Cubra com um pano de prato úmido e deixe fermenter num local aquecido por mais 1 hora ou até ter novamente dobrado de volume.
  5. Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 220ºC. Descubra a massa e polvilhe-a com um pouco de farinha. Depois, com uma pequena faca de serra, faça 4 cortes no topo do pão, de um lado ao outro. Asse por 35 minutos ou até obter um som oco, ao bater com os dedos na base do pão.
  6. Ponha o pão numa grade metálica e espere esfriar completamente antes de fatiá-lo. Conserva-se por até 5 dias.

 

arabePão árabe

Estes pãezinhos são deliciosos assim que saem do forno, ainda mornos. São um ótimo acompanhamento para sopas, pastas e patês. Já frios, podem ser cortados ao meio e recheados: experimente queijo de cabra com legumes grelhados e cebola-roxa; carne e legumes grelhados; ou pasta de grão-de-bico e salada crua.

Para 10 pãezinhos

  • 450 g de farinha de trigo branca
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de açúcar
  • 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo, cerca de 7 g
  • 300 ml de água morna, ou conforme a necessidade

Tempo de preparo: 30 minutos, mais 11/2-2 horas para o crescimento. Tempo de cozimento: 8-10 minutos

  1. Tempo de preparo: 30 minutos, mais 11/2-2 horas para o crescimento. Tempo de cozimento: 8-10 minutosNuma tigela, peneire a farinha de trigo e o sal, depois junte o açúcar e o fermento. Faça um buraco no centro da farinha e despeje nele bastante água morna para obter uma massa mole.
  2. Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Ponha a massa numa tigela levemente untada e cubra-a com um pano de prato. Deixe-a fermentar num local aquecido por 1 a 11/2 hora ou até ter dobrado de volume.
  3. Devolva a massa crescida à superfície de trabalho levemente enfarinhada e insira o punho fechado, como se desse um soco. Depois sove-a novamente por 2 a 3 minutos. Divida-a em 10 pedaços e modele-os como bolas. Abra cada bola, formando um pão oval com cerca de 5 mm de espessura. Deixe-os na superfície enfarinhada para que cresçam em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos.
  4. Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 230ºC. Ponha no forno 3 tabuleiros antiaderentes (ou 3 tabuleiros  enfarinhados) para aquecê-los por cerca de 5 minutos. Disponha os pãezinhos árabes nos tabuleiros quentes e asse-os por 8 a 10 minutos ou até estarem firmes e dourados.
  5. Coloque-os numa grade metálica para esfriar. Sirva-os quentes ou esquente-os na grelha ou na torradeira, se necessário. O pão árabe é melhor se for consumido no dia em que foi feito, mas pode ser conservado por 1 a 2 dias, embrulhado em papel-alumínio.

 

bagelBagels

Estas rosquinhas de origem judaica são deliciosas com recheios salgados, como salmão defumado e queijo cremoso, ou ovo e salada. O método de preparo duplo — primeiro cozinhando e depois assando — confere ao  bagel o característico interior macio e a superfície mais resistente.

Para 12 bagels

  • 450 g de farinha de trigo branca
  • 11/2 colher de chá de sal
  • 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo, cerca de 7 g
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de mel claro
  • 2 colheres de chá de óleo de girassol
  • 200 ml de água morna

Tempo de preparo: 35 minutos, mais cerca de 1 hora para o crescimento. Tempo de cozimento: 15 minutos

  1. Numa tigela grande, peneire a farinha e acrescente o sal e o fermento. Faça um buraco no centro.
  2. Bata levemente 2 ovos com o mel e o óleo e despeje-os no buraco feito na farinha. Junte a água e misture até obter uma massa homogênea.
  3. Transfira essa massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até estar lisa e elástica. Ponha a massa numa tigela grande, untada, e cubra-a com um pano de prato úmido. Deixe fermentar num local aquecido por 40 minutos ou até ter dobrado de volume.
  4. Devolva a massa crescida à superfície de trabalho e amasse-a um pouco. Divida-a em 12 pedaços iguais. Modele cada um deles numa tira longa de 20 cm e depois forme uma rosquinha. Umedeça as extremidades com um pouco de água, sobreponha ligeiramente as duas pontas e aperte uma contra a outra para fixá-las.
  5. Disponha as roscas num tabuleiro levemente untado com óleo, cubra com filme plástico untado e deixe fermentar num local aquecido por 20 minutos ou até estarem levemente estufadas.
  6. Preaqueça o forno a 200ºC. Numa panela grande, ferva água ligeiramente salgada. Coloque os bagels  na água, um de cada vez, e escalde-os por 20 segundos. Retire-os com uma escumadeira grande e devolva-os ao tabuleiro.
  7. Bata levemente o ovo restante e pincele-o sobre os bagels . Asse-os por 14 a 15 minutos ou até estarem bem crescidos e dourados. Transfira-os para uma grade metálica e deixe esfriar. Essas rosquinhas se conservam por até 3 dias num recipiente hermético.

 

 

“Rata” de livraria, jornalista (escritora um dia, quem sabe?) e catálogo de música ambulante. Adora sorvete, cachorros e viajar. Mais do que isso, adora conhecer pessoas e suas histórias e fazer amigos.