Salada refrescante

salada-refrescanteGosto muito da combinação de frutas e folhas. E, com o calor que anda fazendo neste verão, nada melhor que uma salada para refrescar e se manter saudável. Por isso, hoje escolhi um prato delicioso do nosso livro Saladas e Molhos da coleção Delícias em 30 Minutos para compartilhar com vocês. Além de rápida, esta salada é de dar água na boca.

Vamos à receita:

Tempo de preparo 25 minutos
Rende 4 porções

1 cabeça de radicchio pequena
250 g de uvas sem sementes
1 pera madura
250 g de queijo duro (p.ex., emental, gruyère ou queijo montanhês)
40 g de nozes em metades
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
sal
pimenta-do-reino moída na hora
1 colher (chá) de mostarda de Dijon
1 colher (sopa) de xarope de maçã
4 colheres (sopa) de óleo de girassol
1/2 maço de cebolinha-francesa

1 Elimine as folhas mais externas, de aparência desagradável, do radicchio. Corte o talo e separe as folhas.
2 Lave e corte as folhas na diagonal, em tiras, e disponha-as em uma travessa grande, em uma saladeira ou em quatro pratos.
3 Lave as uvas, deixe escorrer, seque com papel-toalha e corte-as ao meio. Lave a pera e corte em quatro partes. Retire as sementes de cada parte e corte em fatias, no sentido do comprimento ou na diagonal.
4 Tire a casca do queijo e pique em cubos de aproximadamente 1 cm. Junte as uvas e as fatias de pera, os cubos de queijo e as nozes em metades com as tiras de radicchio, misturando levemente.
5 Para o molho, misture o vinagre com 2 a 3 pitadas de sal, um pouco de pimenta, a mostarda e o xarope de maçã. Adicione o óleo, batendo. Misture o molho com a salada.
6 Lave a cebolinha-francesa, sacuda para secar e corte em rolinhos. Salpique a salada com estes rolinhos e sirva imediatamente.

Para um preparo ainda mais rápido
Procure comprar o queijo duro já picado em cubos. Usando uvas maiores, você poupa tempo na hora de cortá-las ao meio.

Cada porção fornece
465 calorias
21 g de proteínas
17 g de carboidratos
35 g de gorduras
3 g de fibras

Dicas de substituição
Em vez de pera, pode ser utilizada 1 maçã. Caso você não tenha nozes à mão, avelãs (picadas grosseiramente) também servem muito bem. O tipo de queijo também pode ser trocado: quem prefere um queijo mais suave, pode preparar essa salada também com variedades de queijos para fatiar, como edamer ou gouda.

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.