Torne o seu carro mais econômico

Toda vez que pego o carro tenho a preocupação de checar o medidor de combustível no painel para saber se ainda tem combustível suficiente para a distância que vou percorrer. Tenho pavor de que o combustível acabe enquanto eu estiver dirigindo. Coisa de principiante…

Mas, até para os mais experientes, existem algumas pequenas atitudes que podem ser tomadas para tornar o carro mais econômico e, assim, evitar o susto de ficar a pé, mesmo que você o tenha abastecido há pouco tempo.

Quer saber o que fazer? Então, vamos lá:

Dirija suavemente. Essa é a primeira e a mais importante. Acelerar e frear toda hora consumem combustível de forma desnecessária.

Verifique a calibragem dos pneus pelo menos uma vez por mês. Mesmo que os pneus estejam apenas meio vazios, o consumo de combustível aumenta.

Não encha a mala do carro. Retire os brinquedos, a caixa de ferramentas e tudo o que não precisa ficar lá. O peso extra consome combustível extra.

Faça menos percursos pequenos. Os carros consomem mais combustível quando estão rodando com o motor frio, por isso, se você vai sair com o carro, faça o máximo de tarefas que puder na mesma viagem.

Planeje o percurso. Não existe maior desperdício de combustível do que dirigir por aí procurando um lugar porque você não consultou um mapa antes de sair.

Use as marchas para desacelerar gradativamente, e os freios para parar completamente. Tente trocar as marchas com 2.000-2.500 rpm para o melhor aproveitamento possível do seu combustível.

Passe pelos obstáculos de redução de velocidade em velocidade constante, em vez de frear e acelerar bruscamente.

Use menos o ar-condicionado, pois ele queima muito combustível. Em velocidades baixas, é melhor manter a janela aberta. Mas não as abra quando estiver em alta velocidade, pois isso aumenta o arrasto do carro e o consumo de combustível.

Seu carro já morreu com você por falta de gasolina? Conte sua experiência para a gente!

Apaixonada por livros desde a infância, descobriu que poderia inspirar pessoas por meio das palavras. Dia após dia, vive em busca de conhecimento e procura olhar para o céu como uma lembrança das infinitas possibilidades de ser feliz.