Um aperitivo refrescante e saboroso

Vai receber os amigos em casa e não sabe o que servir? Não há coisa melhor do que colocar aquele aperitivo cheio de sabor que ganha de longe dos salgadinhos e petiscos habituais. Ou seja, é saudável e pouco calórico, e ainda faz vista na mesa! É o caso do patê refrescante de tomate e agrião.

Ficou com água na boca? Então, veja os ingredientes de que você vai precisar para o aperitivo:

400 g de tomate picado
75 g de pepino picado grosseiramente
1 pimentão vermelho picado grosseiramente
1 cebolinha picada grosseiramente
2 colheres (sopa) de vinagre de xerez
75 g de folhas de agrião bem picadas
Sal e pimenta-do-reino
2 sachês de gelatina em pó incolor e sem sabor
Azeite de oliva para untar

No processador ou com um mixer, bata o tomate, o pepino, o pimentão, a cebolinha e o vinagre até obter um purê. Transfira a mistura para uma tigela e não pare de mexer. Acrescente o agrião – não o transforme em purê senão a pasta ficará mole demais. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino.

Coloque 3 colheres (sopa) de água numa xícara de chá. Despeje a gelatina e deixe-a hidratando por uns 5 minutos, até ficar meio esponjosa. Depois, leve a xícara em banho-maria até a gelatina escorrer clara. Despeje-a na mistura de tomate num fluxo constante, mexendo para misturar tudo.

Agora vem a parte charmosa do aperitivo: arrume a pasta em 4 ramequins de 200 ml, já untados com azeite. Leve-os à geladeira por, no mínimo, 1 hora (ou até a mistura ficar firme). Retire as fôrmas mergulhando as bases em água quente e depois invertendo-as sobre um prato.

Sirva o patê geladinho, acompanhado de pão escuro, bisnagas, pão árabe grelhado ou pizza bianca (sabe, aquela massa torradinha com alecrim e sal grosso?). Todos esses acompanhamentos juntos também podem transformar o seu aperitivo em uma entrada atraente para o almoço. Aproveite para complementar com lanches mais substanciosos e biscoitinhos.

Pronto! Em menos de duas horas você vai ter um aperitivo pra lá de gostoso para servir aos amigos e receber elogios! :)

Você fez? Diz aí o que achou!

Midori Faria

P.S. Se você gostou desta receita, assine a newsletter +Sabor! Você receberá dicas de culinária e receitas toda sexta-feira! Fica a dica! :D

Leitora voraz, beatlemaníaca e cinéfila. Coleciona guardanapos estampados, cartões-postais e canecas. Ama viagem no tempo, zumbis, cheiro de chuva, sorvete derretido e histórias de suspense. Tenta convencer todo mundo de que tem uma bagunça organizada em casa. E é a mais pura verdade!