Um bolo bom para cachorro

Blog-selecoes-um-bolo-bom-para-cachorroQuem tem cachorro conhece bem aquele olhar pidão que eles nos dirigem quando estamos comendo algo gostoso. Os mais educados se controlam e desistem depois de algum tempo. Já os mais abusadinhos tentam abordagens mais ousadas, latindo, chamando com a pata ou até arriscando um roubo num momento nosso de distração.

É difícil dizer não, mas sabemos que a maioria dos alimentos que comemos é inadequada ou nociva para os cães. Até mesmo as frutas, aparentemente inofensivas, podem esconder perigos para a saúde desses peludos, como explicamos no post “Cães adoram frutas! Mas pode?”.

Ah, e no aniversário deles? Não podemos abrir uma exceção? Bem, é claro que  nossos amigos merecem uma festinha, com bolo, sorvete e outras guloseimas, que eles possam comer com toda a família, a quem eles tanto amam. Pensando nisso, reproduzo abaixo uma receita que foi adaptada para os peludos pela zootecnista Tula Verusca Pereira. Assim, seu amigo de quatro patas e toda a família podem saborear o bolo, segundo ela “sem culpa, mas com moderação”! Eu preparei a receita para o meu cachorro no último aniversário dele. Nunca o vi tão feliz!!

Ingredientes:

2/3 xícara de bananas amassadas
1/2 xícara de manteiga amolecida
3/4 xícara de água
3 ovos grandes
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de gengibre
2 colheres de chá de canela
1/2 xícara de castanhas picadas

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180 °C. Depois misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o gengibre e a canela em uma tigela média. Reserve. Bata a banana e a manteiga até obter uma mistura cremosa. Bata na água um ovo de cada vez e adicione à banana. Junte os ingredientes secos ao creme de banana. Despeje a massa em uma forma untada e asse por 35 minutos. Deixe esfriar dentro do forno por 5 minutos. Retire da forma e deixe esfriar completamente.

Você pode passar um pouquinho de cream cheese light sobre o bolo para servir de cobertura, e enfeitar com alguns biscoitos caninos. Sem exageros!

E o sorvete? Simples: encha forminhas de gelo com água de coco e leve ao freezer. Além de delicioso, esse “sorvete” ajuda a hidratar nos dias quentes e é rico em potássio.

A vocação para transitar pelo mundo das palavras surgiu cedo e logo virou profissão, certa de que a leitura proporciona às pessoas a chave para todo conhecimento. Adora corridas de longa distância, praia e animais. "Mãe" de um bull terrier inglês de nome mexicano, é fã da mistura de culturas e influências, especialmente na música e na culinária.