Você também pode mudar o mundo!

Ontem quando cheguei do trabalho, passei na frente do bicicletário do meu prédio. Olhei para aquele monte de bicicletas e me lembrei de um artigo sobre meio ambiente que li na Revista Seleções. Era sobre “heróis verdes”: pessoas que a partir de ideias simples montaram negócios sustentáveis para o planeta - e rentáveis!

O que as bicicletas do meu prédio têm a ver com isso? Bom, uma das histórias que chamou minha atenção foi a de um alemão chamado Philipp Rogge (é claro que eu não me lembrava do nome dele! Mas procurei o artigo para compartilhar as informações corretas com vocês! :) ). Como eu, ele passou por um bicicletário usado por vizinhos e sentiu vontade de dar uma volta com uma delas, mas não sabia a quem pedir. Foi então que teve a ideia de criar o site Frents, que permite que pessoas que vivem próximas partilhem e aluguem bens diversos, como livros, DVDs, biciletas e até equipamentos e automóveis! Segundo Philipp, “Um produto disponível no Frents não tem de ser feito centenas de vezes, e isso poupa energia e custos de produção.” Sem falar que sai mais barato alugar a bicicleta do vizinho de vez em quando do que comprar uma nova!

Essa é a mesma lógica que levou ao surgimento do site brasileito Carona Solidária, que ajuda os usuários a encontrarem outras pessoas que fazem o mesmo percurso de carro e estejam dispostas a dar carona. Isso significa um uso mais racional dos carros particulares (menos carros transitando com só uma pessoa dentro) e economia para os usuários (que são motoristas que se alternam ora dando e ora recebendo carona). A iniciativa ainda contribui para um trânsito melhor para todos que vivem nas grandes cidades e, portanto, uma economia geral de energia.

Além de fazerem bem ao meio ambiente, o que essas ideias têm em comum é a simplicidade: ambas são soluções tão simples que nos fazem refletir – como ninguém pensou nisso antes? E o mundo está cheio de situações que pedem soluções assim, criativas e relativamente fáceis de pôr em prática.
Não importa o tamanho da ação (os dois exemplos acima começaram pequeninos antes de se tornaram grandes comunidades). O que importa é saber que qualquer um de nós pode pensar verde e realizar verde! Doe, recicle, compartilhe. Estas três ações já são um belo primeiro passo para começar a mudar o mundo!

Desde que descobriu que era possível ganhar a vida lendo, teve a certeza de que trabalharia com livros. Apesar de ser caseira, adora viajar (paradoxal, não?!) e encontrar os amigos. Suas grandes paixões são a família, o marido e... chocolate!!